quinta-feira, 14 de junho de 2012

A arte dos povos mexicanos

Uma das mais importantes civilizações que habitaram o território ocupado hoje pelo México foram os olmecas. Considera-se que essa civilização tenha produzido principalmente esculturas rústicas, mais de grande força expressiva, muitas vezes com materiais raros como o jade. Suas obras impressionam também pela monumentalidade
                 Cabeça monumental (c.850-150a.C.)


        Essa escultura está preservada no Museu de Antropologia, na cidade do México.
       Outra civilização que teve grande destaque na parte sul da mesma região, na península do Iucatã, foram os maias. Essa civilização construíu grandes cidades e desenvolveu uma arquitetura monumental, da qual são exemplos obras encontradas em diversas regiões do sul do México, da Guatemala e de Honduras. 
       As construções maias são, em geral, de dois tipos: pirâmide 


               Templo das inscrições em Palenque, México.


e palácio.
Palácio do governador em Uxmal, Iucatã, no México.


       Um exemplo de construção mais em forma de pirâmide é o Templo das inscrições, erguida sobre patamares retangulares, sendo o seguinte sempre menor que o primeiro, de modo a dar a forma piramidal. Em seu topo encontra-se o templo, também retangular, com frontão trabalhado em relevo. Uma escadaria íngrime corta um dos lados da pirâmide e dá acesso ao templo. 
        O palácio maia possui apenas um andar, segue uma concepção retangular e possui ornamentos em relevo. 
        A arte maia se manifestou na escultura através da decoração dos templos e dos palácios 


                  Rainha de Uxmal (c.1000), no México.


ou na apresentação sob a forma de pequenas figuras


 A tecelã, escultura maia em terracota produzida na ilha de Jaina.

         A escultura Rainha de Uxmal, representada através de uma figura humana sainda da boca de uma serpente, fazia parte da decoração de um templo maia. Foi-lhe atribuída a denominação "rainha" por pesquisadores do século XIX. 
        Entre os séculos XIVe XVI, desenvolveu-se na região do México, antes da chegada dos colonizadores espanhóis, a última civilização, os astecas. Esse povo fundou a cidade de Tenochtitlán, às margens do lago Texcoco, e criou aí um organizado e próspero centro urbano. 
        Em Tenochtitlán, os astecas ergueram imponentes templos piramidais e luxuosos palácios para um império absolutista e de rígida organização social de senhores e escravos


 Estela comemorativa da inauguração do grande templo de Tenochtitlán, ocorrida e, 1487, no início do reinado                                                                     de Ahuizotl.
       
        Os astecas dominavam conhecimentos de matemática e astronomia. É o que evidencia a peça encontrada em 1790 - A Pedra do Sol-, durante as reformas da catedral da Cidade do México, contruída sobre o local do antigo templo de Tenochtitlán
 Esse grande calendário talhado em pedra apresenta, ao centro, a figura de Tonatiuh, o deus do Sol, e, em círculos concêntricos, figuras que simbolizam os dias, as semana e os meses, além de entidades do universo.


 
 Pedra do Sol (c.1324-1521), também conhecida como Calendário asteca, obra de origem asteca em cujo centro é representado o rosto do deus do Sol Tonatiuh.


    Esse grande calendário talhado em pedra apresenta, ao centro, a figura de Tonatiuh, o deus do Sol, e, em círculos concêntricos, figuras que simbolizam os dias, as semana e os meses, além de entidades do universo asteca. 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário